2ª Caminhada pelas Doenças Raras em Copacabana
rj-momento-raro
+
Categoria: Destaque
07 | 03 | 2016

Copacabana recebeu neste domingo (6), no Posto 5, a Segunda Caminhada pelas Doenças Raras do Rio de Janeiro, promovida pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (Afag).

rio-de-janeiro-momento-raroO evento fez parte da programação internacional para o Dia Mundial de Doenças Raras, celebrado no dia 29 de fevereiro, por se tratar de um dia raro – é alterado para o dia 28 nos anos que não são bissextos. A data foi comemorada em mais de 60 países e visa conscientizar a população sobre os diversos tipos de doenças raras, bem como as dificuldades que os pacientes enfrentam desde a obtenção de um diagnóstico preciso até o acesso ao tratamento adequado.

Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), designam-se doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos (1,3 para cada duas mil pessoas). No Brasil há cerca de 13 milhões de pessoas com doenças raras. Estima-se que mais de 8 mil distúrbios são diagnosticados, sendo 80% deles de origem genética.

Outras doenças raras são dadas por infecções bacterianas e virais, alergias ou tem causas degenerativas. Em aproximadamente 75% do casos as doenças raras se manifestam ainda na infância.

Fonte: G1

Nenhum Comentário
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 2,29 out of 5)
Loading ... Loading ...

COMENTÁRIOS

Comentários

Hide / Show Comments

Deixe um comentário!

Add a comment to this post