Prainha, Barra e Recreio fecharam 2015 com 100% de aprovação
prainha
+
Categoria: Destaque
05 | 01 | 2016

AS MAIS DE 90 AMOSTRAS RECOLHIDAS FORAM APROVADAS COM LOUVOR PELO INEA

Areia clara e água cristalina, quem não quer aproveitar o verão em uma praia assim? Em 2015, três delas deram orgulho aos cariocas por estarem nessas condições, próprias para banho, todos os dias do ano, segundo medições do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Esses verdadeiros paraísos do Rio são a Prainha, a Barra – em frente à Avenida Ayrton Senna – e o Recreio, no canto da Reserva de Marapendi, que fica na altura da Rua Manuel Jorge Lydia.

Essas praias foram aprovadas com louvor nas mais de 90 amostras recolhidas pelo Inea em cada uma delas. Por apenas uma medição, o canto oposto da Reserva não entrou na seleta lista – esteve impróprio um único dia, 16 de junho.

As três campeãs do Rio têm mais que água e areia limpas: contam também com frequentadores cuidadosos, o que é fundamental para estarem no alto do pódio.

- Aqui, existe um trabalho permanente de conscientização. Há lixeiras e sinalização para que o banhista colabore para mantê-la sempre limpa – diz José Alla, um dos sócios fundadores da Assossiação de Surfistas e Amigos da Prainha (Asap).

Conhecida internacionalmente, a Prainha recebeu pelo quinto ano consecutivo a Bandeira Azul, certificação internacional que atesta a boa gestão ambiental, a segurança e a qualidade da água e areia. Os trechos paradisíacos das praias da Barra e do Recreio ainda não repetiram esse feito, mas também são bem cuidados por banhistas: neles, é muito difícil ver papéis ou qualquer outro tipo de lixo, e o clima de tranquilidade é respeitosamente mantido por todos. Aparelhos de som? Raramente aparecem.

Engana-se, porém, quem acredita que as praias da Zona Sul estão longe da “competição”. As praias Vermelha (na Urca) e do Leme tiveram poucos dias de banho impróprio. A primeira foi reprovada em apenas três oportunidades; a segunda, em cinco.

Água transparente não significa que a praia está própria para banho. Muita gente tem a ideia errônea de que isso a qualifica. A Praia Vermelha é uma das que mais vezes esteve própria para banho na cidade – afirma Leonardo Daemon, gerente de qualidade da água do Inea.

Morador de São Cristóvão, o estudante Paulo Ronaldo é frequentador assíduo da Praia do Leme e explica a razão:

- Sinto uma tranquilidade incrível ao pisar em sua areia fofinha e branca. E também adoro seu ambiente familiar.

Fonte: O Globo

Nenhum Comentário
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

COMENTÁRIOS

Comentários

Hide / Show Comments

Deixe um comentário!

Add a comment to this post