Inverno vai se despedir da cidade do Rio com cara de verão

Massa de ar quente fará últimos dias da estação, a mais fria dos últimos cinco anos, registrarem termômetros acima de 33 graus

RIO – O inverno deste ano teve a cara típica da estação — os cariocas foram obrigados, em várias ocasiões, a tirar os casacos do armário para enfrentar temperaturas que chegaram a 10,3 graus — mas vai se despedir com jeito de verão. A previsão é que os termômetros marquem acima dos 33 graus todos os dias até a chegada da primavera, no dia 22. O veranico, segundo os meteorologistas, vai acontecer por causa da passagem de uma onda de ar quente sobre o Sudeste.

O meteorologista Thiago Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), explicou que o calor dos últimos dias — no último sábado, foram registrados 37,4 graus na capital—, é comum no fim do inverno, que, em 2017, foi o mais frio dos últimos cinco anos.

Segundo o Instituto Climatempo, a previsão para as próximas duas semanas é de que as máximas na cidade continuem acima dos 30 graus. Na sexta-feira, o calor promete ser ainda mais intenso, chegando aos 37 graus. E vai dar praia: não há expectativa de chuva para a Região Metropolitana do Rio. A meteorologista Ângela Ruiz alerta que o recorde de calor deste inverno ainda pode ser batido:

— Vale lembrar que o inverno só termina no dia 22 de setembro. Pode haver novos recordes de temperatura.

Fonte: O Globo

Link: https://oglobo.globo.com/rio/inverno-vai-se-despedir-da-cidade-do-rio-com-cara-de-verao-21810851