O turismo é grande destaque no setor de vendas online

Você conhece o termo 'Turismo 4.0'?

O setor de turismo, impulsionado pelo aumento na procura por hospedagem e transporte aéreo, foi o grande destaque nas vendas online, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce do Brasil. O segmento de Viagens e Hospedagem liderou o crescimento entre os 18 setores avaliados, registrando uma alta de 6,4% em comparação ao mês anterior.

Um dos pontos mais relevantes foi a busca por imóveis de temporada, com o AirBnB apresentando um aumento de 21,3% nos acessos, alcançando o 3º lugar no Top 10 das plataformas de e-commerce mais acessadas no Brasil. O setor aéreo também segue em alta: as plataformas digitais da Latam e da Gol contabilizaram 22,4 milhões e 8,9 milhões de acessos respectivamente, indicando um interesse crescente e potenciais transações de compra.

No acumulado de 2024, o mercado de aviação doméstica ultrapassou a marca de 68,7 milhões de passageiros até setembro, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), reforçando a retomada do setor e o crescimento da procura por destinos nacionais.

Além das hospedagens e companhias aéreas, outras plataformas de turismo também apresentaram desempenho positivo no mês. TripAdvisor registrou um aumento de 5,4% nas visitas, Decolar cresceu 20,4% e Localiza teve uma alta de 7,5%, evidenciando o interesse crescente por planejamento de viagens.

Faturamento em alta no turismo

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostram que o faturamento do setor de turismo no Brasil também tem mostrado crescimento sólido em 2024. Até julho, o faturamento chegou a R$ 17,5 bilhões, impulsionado em grande parte pelo transporte aéreo de passageiros, que arrecadou R$ 4,62 bilhões – um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Esse aquecimento no turismo reflete a retomada do setor após o período pandêmico e indica uma tendência de crescimento contínuo, com os brasileiros cada vez mais engajados no planejamento de viagens e na busca por novas experiências de lazer e turismo.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…