5 dicas para praticar esportes no mar de forma segura
Como já sabemos, a prefeitura do Rio, na primeira fase de seu projeto de retomada, flexibilizou o isolamento social liberando, assim, a prática de algumas atividades físicas. Dessa forma, listamos em nosso site dicas de como se exercitar de forma segura no calçadão.
Hoje, seguiremos com o tema segurança, mas dessa vez as dicas serão sobre a prática dos esportes no mar.
1. Distanciamento entre as pessoas
Não é porque as pessoas estão no mar que passam a ser menos vulneráveis à Covid-19. Dessa forma, segundo a prefeitura, as os praticantes de atividade física devem respeitar o distanciamento social mínimo de dois metros, inclusive no mar.
2. Não compartilhe equipamentos
Apenas as modalidades esportivas individuais foram liberadas, ou seja, não faz sentido o empréstimo de equipamentos como pranchas ou remos. Mantenha a distância segura, não empreste e use apenas o seu equipamento.
3. Higienização
Assim como acontece com mochilas e bolsas, devemos ter o cuidado de higienizar os equipamentos utilizados no mar ao chegar em casa, principalmente após usar transporte público. Se possível, leve álcool em gel e higienize pranchas, óculos e outros objetos imediatamente ao deixar a praia.
4. Opte por locais alternativos
Sabemos que o tipo de onda e o movimento do mar podem influenciar a prática de esportes, mas neste momento é preciso cautela. A liberação do uso do mar não quer dizer que o pandemia está superada. Assim, opte por locais menos frequentados e vá em horários diferenciados. Evite a aglomeração de pessoas!
5. Uso da máscara de proteção
A máscara de proteção é a “vacina disponível no mercado” para combater a disseminação do novo coronavírus. Seu uso é obrigatório, mesmo na praia. Então não esqueça, quando sair do mar coloque imediatamente a sua.
Lembre-se: apenas os esportes individuais estão liberados. A permanência de banhistas no mar não está permitida. Além disso, todas as atividades na faixa de areia estão proibidas.