Bélgica investe em tecnologia para controlar lotação de praias
O governo da Bélgica tem tomado medidas rígidas para conter a contaminação por Covid-19 no país. Com a maior taxa de mortalidade do mundo e um aumento na quantidade de casos desde que o comércio, assim como algumas atividades de lazer foram liberadas, a Bélgica reestabeleceu algumas restrições, intensificando a fiscalização. Em período de verão, as praias foram liberadas sob protocolos aos turistas estrangeiros contanto que se adequem às condições da União Europeia, assim como Grécia e a Espanha.
Para reforçar o controle o governo investiu em tecnologia e desenvolveu sensores que contabilizam o número de pessoas na areia. Dois sistemas estão sendo usados pelas autoridades belgas. O primeiro funciona como rastreador e estima a quantidade de pessoas em uma área da praia, tendo como base a presença de celulares nos arredores. O outro sistema possui 130 sensores que detectam os pontos de maior movimento de pessoas nas praias.
Através de um aplicativo, qualquer morador ou visitante pode acessar os dados obtidos pelo rastreador e pelos sensores de movimento. Além das medidas, o governo também limitou a “bolha social” da população a no máximo cinco pessoas fora do círculo familiar.