Cidade Maravilhosa completa 455 anos
Neste domingo, 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completa 455 anos de história. Mas, antes de entrarmos a fundo no tema, é preciso esclarecermos de uma vez por todas uma dúvida que muitas pessoas possuem: qual é a verdadeira data do aniversário da cidade: 20 de janeiro ou 1º de março? E qual é o motivo dessa “confusão”?
1º de março x 20 de janeiro
A questão é pertinente pois, até 1956, celebrava-se a fundação da capital fluminense em 20 de janeiro, aniversário do padroeiro São Sebastião e feriado popular na cidade. De lá pra cá, a outra data passou a ser considerada oficial. A mudança tem razão histórica e política.
Enquanto o 1º de março faz referência ao momento em que Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara, em 1565, o dia 20 de janeiro lembra a Batalha de Uruçumirim, dois anos depois, quando o domínio português no Rio foi consolidado. A alteração reflete uma mudança de pensamento: substitui-se um feito militar por um momento de construção da civilização.
Dessa forma, hoje o dia 20 de janeiro é apenas a celebração do dia de São Sebastião. Já o dia 1° de março é a data oficial da comemoração do aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Dúvida sanada, vamos falar um pouco da nossa cidade!
Rio porque moro no Rio
Muito querido por cariocas e turistas, o Rio é o cartão postal do país, um verdadeiro ícone da brasilidade e símbolo do que de melhor podemos oferecer por aqui. Local de beleza exuberante, berço do samba, carnaval, futebol e com uma população receptiva e do bem, a cidade do Rio de Janeiro é inesquecível.
Mistura cultural, de povos e credos, a cidade oferece um turbilhão de opções e oportunidades, para todos os gostos e estilos. O Rio também é sempre lembrado por brasileiros e turistas como sinônimo de vida saudável ao ar livre. Ao visitar a cidade, é muito fácil perceber um grande número de pessoas se exercitando nas orlas das praias, na Lagoa Rodrigo de Freitas ou nas ruas dos mais diversos bairros.
O carioca é um verdadeiro apaixonado pela prática de atividades físicas e, é claro, que um dos motivos dessa paixão é o belo cenário natural que a cidade oferece. O Pão de Açúcar, o Corcovado, a Vista Chinesa e muitos outros destinos são grandes estímulos para quem precisa de um empurrãozinho para se exercitar e viver melhor.
Rio, samba e carnaval são três palavras que caminham praticamente juntas. Isso acontece porque a cidade se tornou referência mundial quando o assunto é um bom samba e uma boa festa de carnaval. Foi no Rio que o samba nasceu, após a chegada das comunidades negras nas regiões portuárias da cidade. Nomes como Pixinguinha, Mário de Andrade e Villa Lobos eternizaram o gênero e o transformaram nesse estilo que se identifica tanto com o povo brasileiro.
Movimento cultural, gastronomia e praias
O Rio é uma das cidades com cenário cultural mais marcante do país. Além de ser um local rico em museus e com muita história guardada em sua arquitetura, bairros e praças, ele é a terra de vários movimentos culturais marcantes como o funk, a bossa nova, o futebol e até o próprio carnaval.
É possível se apaixonar também pela cidade com a ajuda de alguns ícones de sua culinária. Aqui é a terra da feijoada, prato tradicional português com requintes brasileiros, mas indispensável no cardápio do carioca. Combina bem com o molho à campanha, outra invenção tradicionalmente carioca. Mas seria impossível falar de culinária carioca sem citar o clássico “combo”: biscoito globo e mate bem gelado. Ir à praia no Rio e não provar essa mistura é como ir à Roma e não ver o Papa.
E como estar no Rio e não aproveitar uma de suas várias e belas praias? Não importa se você curte a agitação ou um pouco mais de tranquilidade, do Leme ao Pontal é possível encontrar a praia certa para todos os gostos. Pensando nisso, a Orla Rio oferece sempre uma boa opção de gastronomia, segurança e lazer em um dos seus 309 quiosques espalhados pela orla carioca, casando bem com qualquer público.
O jeito carioca de ser
Quem visita o Rio sempre se apaixona com o que gostamos de chamar de jeito carioca de ser. E quando falamos disso, não estamos querendo ser presunçosos. O que queremos dizer é que o jeito carioca é uma mistura da simpatia do nosso povo, da facilidade em fazer amigos e recebê-los bem e, é claro, de nosso sotaque marcante e irresistível. E é exatamente esse mix que faz com que amemos ainda mais nossa cidade.
Por tudo isso, a Orla Rio tem muito orgulho de ser carioca e deseja um feliz aniversário para a Cidade Maravilhosa e toda sua população!