Conheça o Futmesa, modalidade que faz sucesso nas areias do Rio

1º torneio de Teqball da América Latina chega ao Rio em setembro

Você já ouviu falar em futmesa? Essa verdadeira febre que vem ganhando cada vez mais espaço nas areias do Rio é um esporte de fácil aprendizado, plasticamente muito bonito e competitivo, que caracteriza-se pelo uso das técnicas de futevôlei, porém disputado em uma mesa de tênis de mesa ou, como é mais conhecida, mesa de ping pong. 

O futmesa pode ser jogado de duas maneiras: um contra um ou em duplas. Cada jogador ou dupla pode dar até 3 toques na bola antes de mandá-la para o lado do adversário. Todos os movimentos de futevôlei são permitidos, ou seja, é proibido apenas o uso das mãos. O diferencial em relação ao ping pong é que aos praticantes do futmesa é permitido subir na mesa para executar as jogadas. Vence quem alcançar primeiro uma pontuação específica.

O esporte conta com torneios profissionais como o campeonato mundial de 2018, disputado na França, que contou com a presença de 42 países, onde o Brasil ficou em terceiro lugar nas duplas mistas. O futmesa faz muito sucesso com o público em geral, como forma de diversão e lazer para crianças, jovens e adultos.

Na Europa a modalidade, originalmente criada na Hungria, é conhecida como teqball, e conta com Ronaldinho Gaúcho como embaixador. É também um grande sucesso entre os jogadores de futebol profissional como Neymar, Thiago Silva e Roberto Firmino, além do surfista bicampeão mundial Gabriel Medina.

Ele também tem sido utilizado nos grandes clubes brasileiros como Flamengo, Corinthians, São Paulo, e até a Seleção Brasileira, como forma de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, na melhora nos reflexos, pontaria, controle de bola e recreação. Mas afinal, por que o esporte faz tanto sucesso nas praias do Rio?

O motivo é incerto, mas como afirma o estudante João Pedro Martins, 20, o carioca se identificou com o futmesa pela semelhança de outras modalidades já consagradas nas areias: “Na época que eu conheci o futmesa, ele era como um improviso ou um aquecimento do futevôlei ou da altinha. Então, acho que o sucesso está nessa mistura de dois esportes que o carioca adora praticar na praia. Hoje vejo o esporte bem mais organizado, com um público específico, o que é muito bom para seu desenvolvimento”, disse.

Conheça os quiosques da Orla Rio com futmesa:
Inka Restobar – Avenida Atlântica em frente à Rua Figueiredo Magalhães, Copacabana;
La Carioca – Avenida Delfim Moreira em frente à Avenida Borges de Medeiros, Leblon;
Vaibe – Avenida do Pepê em frente ao nº 1234, Barra da Tijuca;
Naná – Avenida Lúcio Costa em frente ao  nº 2902, Barra da Tijuca;
Joilton – Avenida Lúcio Costa em frente ao  nº 3700, Barra da Tijuca;
Paris Beach Club – Avenida Lúcio Costa em frente à Reserva Ambiental, Barra da Tijuca.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…