Dia do cliente: conheça a história da data que “mima” o consumidor
Celebrada anualmente no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente faz parte do chamado calendário comercial, que inclui datas exploradas pelos meios publicitários e que incentivam negócios de todos os tipos. O grande diferencial é a sua abrangência, não há um público específico e pode alcançar a todos, de pessoas físicas ou jurídicas, afinal, todos são clientes de alguém e todos dependem de clientes para sobreviver.
A data foi criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul por um empresário especialista em Marketing. Inicialmente, a ideia era ter uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser o foco. Além disso, a iniciativa visava ajudar a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes. Atualmente a data é reconhecida e celebrada em todo Brasil.
Uma confusão bastante comum, é em relação ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março. Vale ressaltar que são objetivos diferentes, o Dia Mundial do Consumidor caracteriza-se pela defesa dos direitos do consumidor. Enquanto o Dia do Cliente tem caráter promocional, mais orientada a homenagear os clientes.
Quem quiser aproveitar o dia para visitar um quiosque, pode aproveitar a promoção do Coisa de Carioca que vai presentear os clientes que forem comer no local com uma caipirinha da casa.