Dia internacional do Yoga: curiosidades da prática que ganhou as areias

Dia 21 de junho é, desde 2014, o dia internacional do Yoga. A atividade é uma prática física, mental e espiritual que nasceu na Índia e simboliza a união do corpo e da consciência. O exercício conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo na busca por equilíbrio em meio a uma vida de excessos. 

O Yoga ajuda a controlar a ansiedade, combater o estresse, dores no corpo e na coluna, além de promover uma sensação de bem estar e disposição. É uma atividade que trabalha o corpo e  mente de maneira interligada, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. As pessoas que praticam a atividade com regularidade conseguem ter maior consciência corporal e passam a trabalhar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Comemoração internacional 

 A data foi oficializada em 21 de junho de 2014 na ONU, em uma votação que é considerada a mais bem-sucedida da História das Nações Unidas. Foi a primeira votação em que todos os 175 países concordaram unanimemente em promover a prática. O tempo do processo também foi muito mais rápido que o habitual, apenas três meses entre a solicitação feita pelo 1º Ministro da Índia na ocasião, Narendra Modi, e a aceitação unânime. O intuito foi de promover o Yoga como forma de ampliação da consciência, espiritualidade e de uma qualidade de vida individual, com desenvolvimento melhor da saúde.

O Dia 21 de junho marca o Solstício de Verão, o dia em que o Sol fica mais próximo da Terra no Hemisfério Norte. De acordo com a cultura hinduísta, esse é o dia mais iluminado e longo do ano. O Solstício é o momento em que as divindades adormecem em seu sono celestial, voltando a despertar somente seis meses depois no Equinócio, oposto do Solstício, dia em que a terra fica mais longe do sol e, por isso, o dia com menos luminosidade do ano.

Yoga e a praia

Atualmente, as aulas de Yoga e meditação se tornaram comuns e até recomendadas por médicos e psicólogos. Para ampliar ainda mais os benefícios da atividade, a prática ao ar livre é uma tendência, sendo a praia um dos principais destinos das pessoas que buscam mais contato com a natureza e relaxamento.

Além de todas as vantagens que a areia e o mar oferecem para o lazer, a praia deixa a prática mais prazerosa, melhorando o resultado dos exercícios de respiração, equilíbrio e concentração do Yoga. O contato com a natureza é altamente positivo na diminuição dos níveis de estresse, dessa forma, é mais fácil canalizar toda a energia emocional no instante presente. Essa concentração elevada faz com que a prática seja mais produtiva e os resultados mais duradouros.

Além disso, o cenário também ajuda! Acredita-se que há maior inspiração para desenvolver hábitos saudáveis em locais onde é possível contemplar belas paisagens. O fato é que a atmosfera dessas regiões é carregada de partículas que estimulam a respiração mais eficiente, ou seja, que fazem o nosso corpo absorver e aproveitar o oxigênio mais rapidamente. A eliminação de sentimentos depressivos, tristeza e angústia também é potencializada nesses ambientes. 

Benefícios da prática 

Seja na praia, no estúdio, ou em casa, que é o mais recomendado neste momento, as vantagens de fazer Yoga são incontestáveis. Listamos 10 benefícios para inspirar quem deseja aprender a trabalhar o corpo e lidar melhor com as emoções.  

1- Corrige a postura;
2- Ajuda no alívio de dores musculares;
3- Traz benefícios para a respiração; 
4- Promove bem estar físico, mental e emocional;
5- Aprimora a flexibilidade;
6- Auxilia no controle da pressão arterial;
7- Diminui os níveis de estresse;
8- Melhora a qualidade do sono;
9- Facilita o emagrecimento; 
10- Melhora o desempenho sexual;

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…