Dia Mundial do Hambúrguer: confira a seleção da Orla Rio
Pão, carne, queijo, salada, molho… ingredientes tradicionais, conhecidos por compor o sanduíche que ganhou o mundo. Um dos lanches mais consumidos e comercializados em todos os cantos do globo, merecia um dia só dele, por isso, o dia 28 de maio é o dia mundial do hambúrguer. Para celebrar essa data, preparamos uma relação especial com os sanduíches que concorreram ao “Prêmio Sabores da Orla” em 2019. Porém, antes de conferir os hambúrgueres dignos de estarem na lista de “o que fazer” na praia após a quarentena, que tal conhecer um pouquinho da história desse queridinho?
O hambúrguer tem uma origem bastante controversa e uma trajetória de muitas viagens até chegar à forma que se conhece hoje. O alimento que ajudou a desenvolver o fast food leva esse nome em referência aos imigrantes alemães que chegaram de Hamburgo aos Estados Unidos em meados do século XIX. No entanto, diferentemente do que muitos acreditam, o hambúrguer não foi criado nem nos EUA e nem na Alemanha, a origem dele está em um passado muito mais remoto, entre os séculos XII e XIII.
A história conta que durante as invasões dos chamados povos mongóis na Europa, foi desenvolvida uma técnica entre os guerreiros de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. A lenda tem versões inconsistentes, mas acredita-se que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua embaixo da sela quando galopavam em suas incursões. Na hora de comer, a carne já estava macia como uma pasta. Os tártaros apresentaram a carne redonda moída e achatada aos alemães, e estes ficaram com a fama ao batizarem de hambúrguer e acrescentarem outras iguarias à mistura como cebola e ovos.
A ideia foi levada para os Estados Unidos onde o hambúrguer ganhou a forma e a popularidade que tem hoje. Os americanos contribuíram adicionando o pão, queijo, salada e outros condimentos, o que tornou o hambúrguer, de fato, um sanduíche. A receita se popularizou rapidamente pelo baixo custo e com as necessidades de alimentação rápida dando início a era do fast food. Hoje, os EUA é o país onde mais se consome hambúrgueres anualmente.
Chegada ao Brasil
A primeira rede chegou ao Brasil em 1952, trazida pelo tenista americano Robert Falkemburg, que ficou conhecido como o criador do fast food no Brasil. A primeira lanchonete foi inaugurada em Copacabana, no Rio. De lá para cá, o hambúrguer passou a estar cada vez mais presente nas refeições e na vida das pessoas.
Atualmente, com a gastronomia mais desenvolvida, foram criados hambúrgueres mais “sofisticados”, feitos com variados tipos de carne, queijos especiais, molhos diferentes, fugindo do tradicional. Assim, o hambúrguer deixou de ser um prato de fast food ganhando espaço em restaurantes e claro, em quiosques, com opções artesanais e igualmente difíceis de resistir. Afinal, qualquer lugar é lugar de hambúrguer, inclusive a praia.
O “Prêmio Sabores da Orla” do ano passado confirma essa tendência. O concurso que avalia receitas feitas por chefs de quiosques, teve entre os diversos pratos, dos tradicionais frutos do mar à comidas mais elaboradas, quatro hambúrgueres participantes, sendo um premiado. Como recordar é viver e essas delícias ganharam lugar cativo nos cardápios, trouxemos a lista para você já deixar mapeado aquele que vai conhecer primeiro assim que passar o isolamento.
Apesar do dia oficial do hambúrguer ser hoje, para comer essa delícia, qualquer dia é dia, né? Nos quiosques da Orla Rio você sempre tem motivos para comemorar essa invenção.
Titanic – Quiosque Atlântico
Delicioso hambúrguer artesanal, servido com shitakes salteados no azeite com alho e nosso molho especial de cream cheese, tudo isso num levíssimo pão de cerveja preta com cacau, acompanha batata rústica com maionese de alecrim e sal grosso.
Burguer de Peixe – Quiosque Azur
Sanduíche de peixe frito, molho tártaro, com saladinha de pepino, cebola roxa, dedo de moça e coentro. Acompanha batata frita e limão.
Angus Loko – Quiosque Cocoloko
Deliciosa carne do tipo de corte Angus de 200g, pão, queijo, anéis de cebola empanados, molho barbecue, salada e bacon.
Pepper Burguer – Vaibe
Pão de pimenta, recheado com suculento hambúrguer, alface, tomate, molho de gorgonzola, bacon crocante e cebola caramelizada