Do Leme ao Pontal: Praia do Arpoador
Vamos ver o pôr do sol? O mais famoso do Rio está na Orla! É impossível pensar em pôr do sol e não associar automaticamente à Praia do Arpoador. Com uma faixa de areia curta, entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema, na Rua Francisco Otaviano, o Arpoador é um dos pontos mais famosos da cidade.
A praia tem cerca de 800 metros de extensão e o mar divide espaço com as pedras no canto direito de onde se tem uma das vistas mais encantadores da zona sul e do “sunset”. A água tem coloração azulada e, em dias de maré baixa, é possível ver peixes nas piscinas que se formam próximas à faixa de areia.
O nome Arpoador se deu nos tempos em que baleias nadavam bem próximas às costas do Rio de Janeiro e também da Baía de Guanabara. De acordo com a crença popular, a pedra era um local estratégico de onde caçadores arpoavam baleias nas proximidades da região. Contudo, os historiadores não rebatem essa explicação, já que a pesca com arpão é complexa para ser feita de cima da pedra. Eles defendem outras ideais para o batismo da região, como o formato da pedra vista do alto e a localização que permitia que caçadores avistassem baleias que vinham no horizonte.
Pedra do Arpoador
A Pedra do Arpoador foi registrada oficialmente em 1751.Um dos principais pontos turísticos do Rio atualmente, ela marca a separação da Praia do Arpoador da Praia do Diabo. Nos anos 1940, já com uma queda significativa na caça às baleias, o Arpoador era quase deserto, frequentado em maior parte por pescadores.
A partir de 1970, com a visibilidade do surf, a Praia e a Pedra do Arpoador passaram a ser frequentadas por jovens de classe média-alta e surfistas.
Atualmente o local é um dos mais procurados para contemplar o entardecer, de um lado há vista para o Morro dos Dois Irmãos, Pedra da Gávea e toda orla de Ipanema e Leblon, do outro, as praias do Diabo e de Copacabana emolduram o cenário, no horizonte o azul do céu e do mar se completam.
Tanta beleza é digna de um ritual já comum em cada entardecer: os aplausos ao pôr do sol. Que também começaram na época de popularização da praia, nos anos 70, e permanecem até hoje como característica do local.
O verde completa o cenário
Localizado em frente à Pedra do Arpoador, o parque Garota de Ipanema é um convite à imersão na natureza. Repleto de verde, a Área de Proteção Ambiental é ideal para praticar esportes, fazer um passeio com crianças ou piquenique ao ar livre. O local também costuma receber shows e programações culturais como feiras, exposições e festas. Dentro do parque é possível encontrar playground, área de patinação, quadra poliesportiva, ciclovia e um mirante que proporciona um ângulo diferenciado da orla. O nome Garota de Ipanema foi uma homenagem à música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.