Governo prorroga medidas restritivas até 6 de outubro
Na última sexta-feira, 18, foi publicado em edição extra do Diário Oficial um decreto que prorroga algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 no estado. A autoria da ação é do governador em exercício Cláudio Castro e ela tem validade até 6 de outubro.
Segundo o decreto, seguem suspensas a realização de eventos com a presença de público, como shows, além da permanência nas praias e lagoas. Também segue proibido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro. Só poderão estacionar os proprietários de carros que morem na região.
A determinação mantém a alteração do funcionamento de bares e restaurantes, que podem continuar atendendo ao público com 50% da sua capacidade de lotação, até 1h, mas com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 22h.
Ficam autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro a 2 metros. Música ao vivo e sistema self-service seguem suspensos.