La Carioca se reinventa na pandemia com entrega de suprimentos

Desde que o isolamento foi adotado como única forma de evitar a contaminação por coronavírus, os quiosques, assim como boa parte do comércio nas grandes cidades, foram duramente impactados. Neste cenário de crise, alguns têm buscado alternativas para manter o négocio, é o caso do La Carioca, que aproveitou o momento para tirar uma ideia antiga do papel e se reinventar frente às dificuldades impostas pela pandemia. 

Com um quiosque localizado no Leblon e outras duas lojas na Zona Sul, a cevicheria apostou na expertise de quase 10 anos trabalhando com peixes e na logística já consolidada de compra de insumos para se posicionar com opção de mercado de suprimentos online. Assim nasceu o La Carioca Suprimentos, delivery de proteínas, verduras, legumes e frutas comprados diretamente de produtores e embalados a vácuo, sendo as proteínas frescas o grande diferencial da operação. 

O sócio Philippe Drevon afirma que já havia uma percepção em relação à oferta de peixes frescos nos supermercados comuns e que poderiam se destacar em relação ao preço e a qualidade dos produtos. Questões relacionadas à higiene e segurança foram as maiores preocupações em relação ao serviço.

“Era uma ideia antiga, mas que serviu para o momento já que havia espaço em um nicho pouco explorado. A gente sabe da dificuldade de conseguir produtos frescos e já tínhamos os fornecedores e a experiência de compra para montar a cadeia de suprimentos e fazer as entregas. Fechamos uma consultoria com nutricionistas e médicos para ver as opções que tínhamos e oferecer um negócio 100% seguro nesse momento”, explica Drevon. 

O modelo de negócio encontrado tem ajudado não apenas a manutenção dos custos do La Carioca, mas também a vida daqueles que não podem sair de casa. As pessoas, principalmente as do grupo de risco, abraçaram a iniciativa que zela pelo atendimento, desde o primeiro contato no telefone com orientações sobre os produtos até o cuidado no momento da entrega. “A verdade é que a gente não sabe como as pessoas que são grupo de risco estão se sentindo nesta situação, algumas são sozinhas, não tem suporte e ficam com medo. O propósito é auxiliar essas pessoas, fazer com que elas não precisem sair de casa”, afirma o sócio sobre os feedbacks que têm sido positivos.  

A empreitada deu tão certo que a La Carioca lançou nesta semana um site para e-commerce e o mercado de suprimentos vai continuar, mesmo com após o isolamento. Além do site, os pedidos também podem ser via WhatsApp (99811-9696). A entrega acontece em toda a Zona Sul e Barra em até 24 horas, em veículos próprios, com 2 funcionários usando todos os equipamentos de proteção individual. 

Perguntado sobre o que este momento de crise pode deixar de aprendizado, sobretudo para os donos de seus próprios negócios, sejam pequenos ou grandes, Philippe fala sobre confiança. “São duas coisas importantes que ficam de lição: uma é que a gente sempre pode se surpreender além das nossas expectativas e a outra é que no fim da linha só existe você, suas ideias, e a sua luta. Tem que acreditar e continuar”. 

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…