Los Angeles tem “praia fantasma” devido às proibições de reabertura
As praias da Califórnia, que permaneceram fechadas por mais de 50 dias durante o pico da pandemia nos EUA, estão com regras de flexibilização semelhantes às que começaram a vigorar no Rio, na última terça-feira (2). Em Los Angeles, as atividades permitidas nas praias incluem atividades esportivas individuais como corrida, caminhada, natação e surf. É proibido permanecer em grupos, o distanciamento segue sendo obrigatório, assim como o uso de máscaras sempre que não estiver no mar.
Venice Beach, a famosa praia no oeste de Los Angeles, chegou a ser chamada de “praia fantasma” por conta das proibições aplicadas que impedem a ocupação na areia. Por lá também não é permitido banho de sol e acessórios como cangas, cadeiras, guarda-sóis e coolers de bebidas. A praia tem sido frequentada em grande maioria por surfistas neste período de reabertura.
Para o retorno às praias aqui no Rio de Janeiro, a Orla Rio tem desenvolvido o Projeto Recomeço com ações focadas em garantir a segurança nos quiosques. Por enquanto os quiosques só podem atender delivery e take away mas mudanças estão sendo estudadas para quando houver liberação da prefeitura.
Nas próximas semanas serão instaladas placas de sinalização com orientações sobre o distanciamento social na orla. Os cardápios estão sendo digitalizados e cada quiosque terá um totem de álcool em gel com acionamento pelos pés e pias portáteis, para uso de clientes e funcionários.
Além disso, quando houver a liberação completa da Orla, os 27 postos de salvamento, do Leme ao Pontal, que também são administrados pela Orla Rio, ficarão disponíveis para que as pessoas possam lavar as mãos. Os postos também funcionarão como pontos de informação durante o novo normal carioca, com promotores passando orientações e cuidados.