Movimente-se: conheça a importância do aquecimento
O que acha de investir poucos minutos do seu tempo a fim de diminuir o risco de lesões e melhorar seu rendimento durante a prática da atividade física, além de ganhar mais eficiência e disposição? Sim, essa “proposta irrecusável” é real e pode fazer parte da rotina de qualquer esportista. E ela tem um nome bem simples e conhecida por todos: aquecimento. Então, vem com a gente para saber mais!
Mas lembre-se: antes de começar a praticar qualquer atividade consulte seu médico, procure a orientação de um profissional de educação física e não esqueça o protetor solar. Recado dado então, vamos lá. Movimente-se!
Aquecer significa preparar o corpo para uma atividade e isso é diferente de alongar. É preciso mexer o corpo todo como se fosse um “aviso” aos músculos, articulações, cérebro, coração, pulmões e outros órgãos envolvidos na atividade física que eles serão submetidos a um esforço intenso, permitindo, assim, que o organismo se prepare e reúna as melhores condições para corresponder a esse estímulo.
O corpo humano é uma máquina complexa, e colocá-la para funcionar exige cuidados para não causar danos e sobrecargas desnecessárias. E essa é a função do aquecimento antes de uma atividade física: fazer adaptações prévias que evitarão que o corpo precise realizá-las durante o exercício, o que causaria dificuldades e levaria mais tempo.
Pesquisas recentes mostram que diferentes táticas funcionam para aquecer e garantem bom resultado. Um estudo da Universidade Estadual da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, por exemplo, concluiu que um trote leve, alongamentos dinâmicos e movimentos específicos da modalidade que será praticada em seguida garantem o mesmo efeito. O importante é sempre aquecer!
Com o corpo aquecido e o organismo preparado para a atividade, lembre-se de começar o exercício em um ritmo leve antes de elevar a intensidade. Seu corpo vai agradecer e retribuir com uma boa performance.
Importante: a Orla Rio esclarece que todas as dicas postadas devem obedecer aos protocolos de segurança instituídos pelo poder público enquanto a pandemia de coronavírus não estiver contida.