Movimente-se: Conheça a Luta de Praia

Esportes de luta também podem ser praticados na praia

Esportes tradicionais como futebol, vôlei e handebol são cada vez mais famosos no estilo “beach”, ou seja praticados na praia. Além destes, outras modalidades menos populares como o tênis, boxe e rugby também já migraram para as areias e vêm ganhando destaque nas cidades litorâneas. Seguindo a tendência de arenas montadas à beira-mar, nossa conversa hoje será sobre a Beach Wrestling, ou como é chamada popularmente luta de praia. Basicamente a modalidade é uma derivação da luta olímpica tradicional, reconhecida pela  Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) desde 2004. 

Mas lembre-se: antes de começar a praticar qualquer atividade consulte seu médico, procure a orientação de um profissional de educação física e não esqueça o protetor solar. Recado dado então, vamos lá. Separe uma bermuda leve e movimente-se!

O beach wrestling é uma adaptação da luta greco-romana para as areias, com algumas regras e regulamento específico. O esporte é democrático, podendo ser praticado por homens e mulheres além de atletas que disputam outras modalidades de luta. Os competidores da luta de praia tem uma vantagem de adaptação caso queiram seguir no esporte olímpico já que o treino na areia dá mais força e agilidade que o tatame convencional.

A disputa acontece em um círculo delimitado na areia, onde o principal objetivo é derrubar o adversário ou retirá-lo da área de luta obtendo pontuação por cada golpe. Só é permitido encostar as mãos ou joelhos na areia durante um ataque ou defesa de um golpe, em qualquer outra circunstância o ponto vai para o adversário. O regulamento da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), prevê round único de três minutos para cada luta e, ao contrário do wrestling olímpico onde os homens se dividem entre os estilos livre e greco-romano, no Beach Wrestling não há esta divisão. Também não é permitida a luta no solo. 

Cada movimento vale uma pontuação de acordo com o grau de dificuldade. O competidor ganha dois pontos se derrubar completamente o adversário na areia e um ponto se derrubar parcialmente, levando-o a encostar mãos ou joelhos na areia, ou ainda se tirar o oponente do perímetro demarcado. O esporte está se popularizando nas praias e já possui circuitos mundiais e um calendário regular de competições nacionais. 

O vencedor é o participante que somar três pontos ao fim do tempo determinado. Caso o combate termine empatado, ficará a cargo do árbitro central dar a vitória ao lutador que apresentar maior combatividade. Se isso não for possível, o árbitro pode acrescentar um minuto de tempo extra para desempatar a luta.

Entre os benefícios da modalidade estão a melhora do condicionamento físico e da resistência. Além disso, a luta ajuda a fortalecer a musculatura, auxilia na perda de peso, alivia as tensões e proporciona mais equilíbrio. 

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…

Um bom hambúrguer artesanal é no Morena

Um bom hambúrguer artesanal é no Morena

O quiosque Morena é uma excelente opção para esta terça-feira. O estabelecimento possui um cardápio variado e cheio de delícias e possui um ambiente super agradável e acolhedor e de