Movimente-se: conheça a natação no mar
Segundo muitos especialistas, a natação é um dos esportes mais completos que existem, sendo indicada para pessoas de todas as idades. A ausência de impacto aliada com a resistência da água fazem com que essa atividade física traga ótimos resultados a seus praticantes. Mas e a natação no mar? Quais são as vantagens dessa modalidade?
Mas lembre-se: antes de começar a praticar qualquer atividade consulte seu médico, procure a orientação de um profissional de educação física e, se for se exercitar durante o dia, não esqueça o protetor solar. Recado dado então, vamos lá.
Muitas pessoas têm vontade de fazer aulas de natação no mar, mas mesmo sabendo nadar, por algum receio ou medo nunca se aventuraram a dar umas braçadas na água salgada. Essa prática esportiva traz mais alguns desafios em relação à piscina.
No mar é preciso ter muita atenção com fatores naturais como tamanho da onda, arrebentação, correnteza, bancos de areia, valas e até animais. Para os iniciantes, o ponto principal é a ambientação ao mar. São fundamentais exercícios de flutuação, respiração e noções básicas de como e quando entrar no mar, bem como a hora de “furar” a onda.
Tudo precisa ser gradativo respeitando os objetivos e condicionamento de cada pessoa. Os benefícios também são muitos como: ajuda no tratamento e prevenção de doenças de pele, diminui os sintomas de problemas respiratórios como a sinusite e rinite, reduz o estresse e os sintomas de depressão e ansiedade, etc.
Importante: a Orla Rio esclarece que todas as dicas postadas devem obedecer aos protocolos de segurança instituídos pelo poder público enquanto a pandemia de coronavírus não estiver contida.