Movimente-se: conheça os benefícios do caiaque

Nosso papo de hoje é sobre uma modalidade esportiva polivalente, que pode ser praticada em rios, lagos e, é claro, no mar. Em uma pequena embarcação a remo, essa atividade física gera uma série de benefícios a seus praticantes. Vamos falar sobre o caiaque.

Mas lembre-se: antes de começar a praticar qualquer atividade consulte seu médico, procure a orientação de um profissional de educação física e não esqueça o protetor solar. Recado dado então, vamos lá. Pegue seu remo e movimente-se!

Criado em 1970, na Groenlândia, o caiaque é uma pequena embarcação a remos que pode ser utilizada como forma de lazer, transporte e competições. Com o passar do tempo, ele começou a ganhar fama, principalmente após chegar aos Estados Unidos e Europa.

Uma curiosidade interessante é que foram os esquimós os primeiros povos a utilizar os caiaques na sua forma moderna. Eles os construíam sendo revestidos com peles de focas, em uma estrutura de madeira e de esqueleto de baleia.

Esportivamente falando, o caiaque compreende uma ampla gama de modalidades como velocidade, slalom, adaptada, descida, maratona, oceânica, onda, pólo, rafting e rodeio. Cada uma com sua particularidade, e pensadas para os diversos tipos de superfícies aquáticas.

Além de ser muito divertido, praticar caiaque gera uma série de benefícios como ganho de massa muscular, emagrecer e tonificar a musculatura, reduzir o estresse, melhorar a resistência física e a flexibilidade e a conectar o praticante à natureza. 

Importante: a Orla Rio esclarece que todas as dicas postadas devem obedecer aos protocolos de segurança instituídos pelo poder público enquanto a pandemia de coronavírus não estiver contida. 

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…