Movimente-se: Saia do chão com a peteca

Um esporte afetivo, muito associado à recreação e que por vezes se confunde com brincadeira devido à sua simplicidade. Hoje, nosso papo é sobre essa modalidade puramente brasileira: a peteca. Antes da descoberta do Brasil pelos portugueses a peteca já era popular entre os índios que faziam canções e danças para acompanhar o jogo. Os portugueses deram continuidade na prática, que foi passada de gerações em gerações, até se tornar uma modalidade olímpica e ganhar a admiração que tem nos dias de hoje. 

Mas lembre-se: antes de começar a praticar qualquer atividade consulte seu médico, procure a orientação de um profissional de educação física e não esqueça o protetor solar. Recado dado então, vamos lá. Separe um calçado confortável e movimente-se!

Não há restrições para a peteca, tanto crianças quanto adultos e idosos podem jogar o pequeno artefato feito com peso e topo de penas. O esporte trabalha todo corpo, aumentando o condicionamento físico e sendo uma ótima opção de exercício aeróbico. Por ser também uma atividade de lazer, é muito comum em áreas abertas como clubes, parques e até mesmo nas praias!  

De regras simples, o jogo se assemelha ao voleibol e ao badminton, por ser jogado, como ambos, em campo dividido por uma rede central. Seja individualmente ou em dupla, os participantes devem passar a peteca entre si a fim de evitar que ela caia no chão, marca que acertar o lado adversário. 

Como esporte olímpico, a peteca apareceu a primeira vez em 1920, na 5ª Olimpíada, realizada na Antuérpia. Os brasileiros utilizaram as petecas durante o aquecimento chamando a atenção de outros atletas, que ficaram interessados no jogo. 

O estado de Minas Gerais ficou encarregado de dar um viés competitivo ao jogo e, em 1973, as regras para a peteca surgiram, fazendo com que a Federação Mineira de Peteca (FEMPE) fosse criada. Dois anos mais tarde, em 1975, a prática do jogo da peteca foi reconhecida como esporte. No entanto, apenas em 17 de agosto de 1985 que foi oficializado, em Brasília. O primeiro campeonato brasileiro de peteca aconteceu em 1987.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…