O que acontece com o lixo que reciclamos?

A importância de separar e reciclar o lixo é inegável, mas, com certeza, você já se perguntou o que realmente acontece com aqueles materiais depois que eles são coletados? E a resposta é: um novo ciclo começa. A reciclagem é o processo de reintrodução dos resíduos utilizados ao ciclo de produção, ou seja, reaproveitar e dar uma nova vida para o que é descartado. Todo material de plástico, vidro, alumínio e papel podem ser reaproveitados, gerar renda para muitas pessoas que sobrevivem como catadores de material reciclado e ainda ajudar na manutenção dos recursos naturais. 

Quando alguém deposita os seus resíduos em um PEV do Recicla Orla, por exemplo, está fazendo parte de um processo de ressignificação. Através de uma coleta seletiva feita regularmente por uma cooperativa, os resíduos passam por uma triagem e são direcionados à indústria recicladora.

O resultado desse processo pode ser qualquer coisa. São milhares de possibilidades e a lista de coisas que podem ser feitas com materiais reciclados é enorme, engana-se quem acha que é só artesanato. A reciclagem proporciona uma economia real de recursos.

Com 60 quilos de papel reciclado evita-se que uma árvore seja cortada para produção assim como para cada tonelada de alumínio reciclado, deixa-se de extrair cinco toneladas de minério. Em relação ao vidro, um quilo de caco de vidro reciclado evita o consumo de diversas matérias-primas como areia, sílica, barrilha, entres outros. Há diversas empresas que já atuam na produção de objetos feitos com material 100% reciclado, usados em diversos segmentos.  

Cenário 

Um dos grandes problemas da atualidade está na quantidade de lixo produzida e descartado de maneira incorreta no meio ambiente. Dados apontam que apenas cerca de 5% dos resíduos coletados são reciclados e 80 % do lixo que vai para o oceano tem origem terrestre. Um estudo realizado pela Fundação Ellen MacArthur prevê que até 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes.

Esse cenário se agrava devido a falta de gestão adequada do lixo e por não haver incentivos à mudança de cultura da população em relação a educação ambiental. A solução para mudar essa realidade começa pela conscientização sobre o processo de reciclagem de que não é lixo, é resíduo, e como tal pode ser reaproveitado de diversas maneiras.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…