Orla Rio participa do II Simpósio do INEPAC
O teatro da Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro, recebeu na última quarta-feira (12) o II Simpósio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O evento que contou a participação de profissionais de diversas áreas de atuação como urbanistas, arqueólogos e historiadores teve como tema “A Orla do Rio – A Construção do Espaço Público Emblemático da Cidade”.
Quinto convidado a se apresentar, João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, foi o responsável pela conferência denominada “Construindo e Gerindo uma Paisagem”. De forma lúdica e dinâmica, a apresentação contou com gráficos e vídeos com depoimentos e iniciativas que prenderam a atenção e arrancaram aplausos da platéia no teatro.
Num primeiro momento o executivo ressaltou a questão histórica do negócio. Dentre outra coisas, foi mostrada a foto marcante da primeira carrocinha de lanches da Barra da Tijuca, o Jonn’s. Também foi destacado o pioneirismo do fundador da Orla Rio João Barreto, que desde 1962 acreditou que a praia era um local único e diferenciado na cidade, mesmo com a falta de estrutura na época.
O segundo ato contou com depoimentos de operadores que relataram as dificuldades que o negócio apresentava antes da concessão da Orla Rio. Outro destaque foi a evolução da cidade nos anos 70 e 80, gerando uma verdadeira ebulição urbana. Com o passar dos anos e com o aumento da popularidade da praia, a infraestrutura de atendimento foi se desconectando da realidade, ou seja, era preciso oferecer aos cariocas e turistas um lugar à altura de sua representatividade.
A palestra continuou com a importante explanação sobre Projeto Rio Orla da Prefeitura, responsável pela reurbanização de mais de 30 km da orla carioca nos anos 1990. Ainda na mesma década outro importante marco aconteceu: os quiosqueiros passaram a contar com mesas e cadeiras para melhor atender seus clientes.
Barreto, então, seguiu destacando a primeira licitação vencida pela Orla Rio. Ela consistiu em um projeto que, não só cumpria todas as exigências, como também apresentava soluções pensando à frente, como os subsolos para as cozinhas, depósitos e banheiros. Com isso, a vista da praia permaneceria preservada, já que esse era um dos principais objetivos: deixar a paisagem livre para ser admirada. Foram concebidos 309 quiosques em 34 km de orla.
João Marcello concluiu a apresentação falando sobre a nova marca da empresa, com sua logo mais plural, com referência ao infinito e os 4 pilares de sustentação da Orla Rio: sustentabilidade, inovação, cultura e empreendedorismo. Para finalizar, o executivo ressaltou a importância dos quiosques serem reconhecidos como estabelecimentos comerciais, dando dignidade a todos os que lá trabalham de forma direta e indireta.
https://www.youtube.com/watch?v=IY0CQXM5kaQ