Praia da reserva ganha certificado Bandeira Azul
A cidade do Rio de Janeiro conquistou mais um reconhecimento internacional de sustentabilidade: a concessão do certificado Bandeira Azul à Praia da Reserva. A certificação é o resultado de ações da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Patrulha Ambiental, nas areias e fora dela.
A adequação à longa lista de exigências para atender os 34 critérios do programa Bandeira Azul começou em meados de 2019. No último ano, estacionamentos clandestinos ao longo da praia e construções irregulares foram eliminados, com a ajuda da Guarda Municipal e da Polícia Militar em uma grande força-tarefa para conseguir a certificação internacional.
As ações durante o período de exames do júri do programa Bandeira Azul, envolveram técnicos, educadores e mutirões de voluntários para monitorar desde o lixo deixado nas areias da praia até atividades de educação ambiental para orientar os frequentadores a mudar seus hábitos e descartar o lixo corretamente fora da praia.
Com isso, o Rio passa a ter duas praias com Bandeira Azul: a Prainha, também na região da Barra e do Recreio, e, agora, a Reserva.
Sobre o programa
O Bandeira Azul é um programa internacional que certifica águas doces e marinhas do mundo que cumprem critérios de preservação e educação ambientais. Concedido pela FEE (Foundation for Environmental Education), o selo é um dos rótulos ecológicos mais reconhecidos no mundo e garante que os locais sigam critérios ambientais e sustentáveis exigidos para manter a bandeira.
Para se qualificar ao Bandeira Azul, as praias precisam atender exigências nas áreas de educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços.
Conheça a Praia da Reserva
A praia da Reserva está localizada no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, entre as praias da Barra e do Recreio. Ela possui, aproximadamente, 8 quilômetros de extensão, sendo margeada pela Avenida Lúcio Costa, e tendo a Lagoa de Marapendi no seu lado oposto.
O nome vem em decorrência de sua localização, ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção e preservação ambiental. Sua vegetação de restinga abriga espécies de fauna e flora, algumas inclusive com risco de extinção, como a borboleta da praia e a lagartixa de areia. Em setembro de 2011, a praia da Reserva passou a fazer parte do Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela, tornando-se também uma Unidade de Conservação.