Recicla Orla: solução para o descarte correto de resíduos nas praias do Rio

2022 é o ano da sustentabilidade na orla do Rio

Com caçambas brancas e sinalizadas espalhadas ao longo da orla da Zona Sul, entre Ipanema e Leblon, O Recicla Orla completa completa 1 ano de atuação nesta semana. O projeto é uma parceria com a startup Pólen e tem como objetivo estimular o descarte correto de resíduos e garantir a reciclagem. Aproveitando as reflexões da Semana do Meio Ambiente, que tal conhecer melhor essa iniciativa que tem mudado o destino do lixo na orla?

O Recicla Orla nasceu para transformar uma realidade alarmante em relação a coleta seletiva no Rio: Apenas cerca de 5% dos resíduos coletados são reciclados e 80 % do lixo que vai para o oceano tem origem terrestre, segundo pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP. Grande parte deste problema acontece por falta de gestão adequada do lixo e por não haver incentivos à mudança de cultura da população em relação ao descarte. 

A Orla Rio uniu forças com a Polen, startup de sustentabilidade, para operar Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na orla do Rio de Janeiro e garantir a reutilização sustentável de resíduos como vidro, papel, papelão, plástico e metal. O projeto começou com lixeiras instaladas em quiosques na praia do Leblon, em 2019, e atualmente já se estendeu por toda praia de Ipanema, com PEVs até o Arpoador.

“Os resíduos são coletados, selecionados e direcionados à reciclagem, voltando para a indústria, que faz a reutilização desse material. Os dados do processo ficam registrados em uma blockchain para que as empresas possam utilizá-los para comprovar a realização da logística reversa de suas embalagens pós-consumo e cumprir com a legislação em vigor”, explica Renato Paquet, CEO da Polen.

No total, 24 pontos estão disponíveis para frequentadores da praia, quiosques e até mesmo os moradores da região. As caçambas são uma alternativa sustentável para descarte de resíduos produzidos no dia a dia. Todo material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção em um movimento de transformação na maneira como os resíduos são tratados. Além disso, o projeto contribui com a preservação de todo o ecossistema da praia, incluindo o mar e a vegetação de restinga.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…