Revolta dos 18 do Forte cria marco para mudar política nacional
Quinta-feira é dia de TBT, e hoje iremos relembrar o histórico dia em que 17 militares e um civil marcharam pela orla de Copacabana com o objetivo de mudar e moralizar a política brasileira na época, em um movimento que ficou conhecido como a Revolta dos 18 do Forte.
Em 5 de julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, foi iniciado um movimento de alguns militares a fim de mudar a política nacional. Isso se deu por uma série de motivos como o descontentamento com o monopólio político do poder no país por parte das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, além das fraudes eleitorais que ocorriam na época da República Velha.
Dessa forma, saindo do Forte de Copacabana e da Escola Militar, o tenente Siqueira Campos e um grupo de militares rebeldes pegaram armas e marcharam pelas ruas em direção ao Palácio do Catete, então sede do governo federal.
Durante a marcha alguns militares desistiram, ficando apenas 17 que receberam o apoio na rua de um civil, totalizando 18. Os rebeldes foram cercados pela tropa do Governo Federal. Após forte tiroteio em frente ao posto 3 da praia de Copacabana, somente Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram e foram presos. Os outros dezesseis integrantes do movimento foram mortos no combate.
Embora não tenham conseguido atingir seus objetivos, os rebeldes da Revolta dos 18 do Forte conseguiram estabelecer um importante marco na luta contra o domínio das oligarquias no poder. Esta revolta inspirou outros movimentos no país como, por exemplo, a Coluna Prestes e a Revolta Paulista de 1924.
Leia também:
“Aquele Abraço” reúne 15 mil pessoas nas praias do Rio
Casa é construída na Pedra do Arpoador para auxiliar navegantes
Brasil é ouro no vôlei de praia masculino nas areias de Copacabana
Lenny Kravitz reúne 300 mil pessoas em Copacabana
O dia em que Walt Disney visitou o Rio de Janeiro
JMJ leva 3,7 milhões à praia de Copacabana
França é campeã da primeira Copa do Mundo de futebol de areia da FIFA
Há 14 anos Copacabana recebia um show histórico