Segredos do Oceano: conheça a Fossa das Marianas
O planeta Terra é formado aproximadamente por 70% de água. Desse total, mais de 97% está nos oceanos e mares. Lá, encontramos uma fauna e flora riquíssimas, com milhares de espécies, um verdadeiro tesouro mundial, mas eles também escondem diversos segredos.
Hoje, falaremos sobre a região mais profunda dos oceanos: a Fossa das Marianas.
A Fossa das Marianas, com, aproximadamente, 11 km, é o local mais profundo dos oceanos de que se tem conhecimento. Ela situa-se no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas.
A região foi descoberta por uma exploração britânica de volta ao mundo entre os anos de 1872 e 1876. Uma das razões pelas quais a Fossa das Marianas seja tão profunda é sua localização, já que está longe da foz de qualquer rio que, normalmente, despeja lama no mar.
Até o ano de 2012 apenas dois seres humanos tinham chegado ao final da grande Fossa. O terceiro e última pessoa a conhecer a região foi o famoso cineasta e diretor de filmes como Titanic e Avatar, James Cameron.
Apesar da dificuldade de acesso, estudos mostram que a poluição provocada pelo ser humano já chegou até no fundo da Fossa das Marianas. Esse problema é muito sério. Em 2019, além de lixo plástico, também foi detectada radioatividade no local mais profundo da Terra.
Fiquem ligados para mais Segredos do Oceano!