Segredos do Oceano: conheça o Ponto Nemo

O planeta Terra é formado aproximadamente por 70% de água. Desse total, mais de 97% está nos oceanos e mares. Lá, encontramos uma fauna e flora riquíssimas, com milhares de espécies, um verdadeiro tesouro mundial, mas eles também escondem diversos segredos.

Hoje, falaremos sobre o ponto mais remoto e isolado da Terra: o Ponto Nemo.

Por anos os cientistas o procuraram até que, em 1992, com os avanços da tecnologia, o engenheiro e pesquisador Hrvoje Lukatela utilizou um programa de computador com coordenadas geográficas e espaciais e o encontrou. Onde ele fica? Nos oceanos, claro.

O Ponto Nemo está localizado a mais de 1.000 milhas (1.600 km) equidistantes das costas de três ilhas longínquas: a Ilha de Ducie (uma das ilhas de Pitcairn) ao norte; Motu Nui (da cadeia da Ilha de Páscoa), ao nordeste; e Ilha de Maher (ao largo da costa da Antártida), ao sul. 

O nome Nemo, que significa “ninguém” em latim, foi uma homenagem ao famoso Capitão Nemo, o marinheiro anti-herói dos romances do escritor Júlio Verne. Um fato curioso é que, mesmo sendo o local mais remoto do planeta, recentemente foi constatada a presença de microplástico na região. 

Fiquem ligados para mais Segredos do Oceano! 

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…