Sem turistas, praias na Tailândia se tornam ninhos de tartarugas

Durante o isolamento social para conter a propagação do coronavírus, as praias da Tailândia, que atraem milhares de turistas todos os anos, ficaram vazias. Se os turistas não estão podendo ir à praia por conta da pandemia, as faixas de areia com águas turquesas têm recebido outro tipo de visitante. As tartarugas marinhas raras aproveitaram a ausência humana para voltar a fazer ninhos nas praias tailandesas, após quase duas décadas. 

Várias autoridades diferentes envolvidas com a vida selvagem na Tailândia relatam que se trata do maior número de ninhos de tartarugas da espécie tartaruga-de-couro em 20 anos. Em partes, a diminuição significativa de turistas nos últimos meses estimulou a chegada dessas espécies. 

A tartaruga-de-couro é a maior espécie viva de tartaruga, pesando até 900 kg e medindo até 1,8 metros. Ao contrário de outras espécies de tartarugas marinhas, elas não têm casca ou escamas duras, mas costas cobertas por uma firme pele de borracha. A espécie é considerada vulnerável à extinção sob a Lista Vermelha da IUCN e acredita-se que esteja sofrendo com números decrescentes em todo o mundo.

A ilha de Koh Samui, é uma das que recebeu tartarugas ameaçadas neste período. No início do mês, uma tartaruga da espécie Hawksbill, gravemente ameaçada, emergiu na ilha e deixou pelo menos 80 ovos. Conservacionistas locais disseram que somente em Koh Samui, nos últimos quatro meses, tartarugas estiveram deixando ninhos em 12 ocasiões diferentes. 

No Brasil 

Em março, mais de 200 tartarugas-de-pente, ameaçadas de extinção, e quase 90 tartarugas-verdes, nasceram em uma praia em Pernambuco. Embora seus números não pareçam ser afetados pelas medidas de bloqueio do país, as tartarugas recém-nascidas tiveram um passeio notavelmente mais pacífico até a água em comparação com os anos anteriores.

No Rio, tartarugas foram vistas nadando na Baía de Guanabara, perto do aeroporto Santos Dumont. Especialistas afirmam, no entanto, que o isolamento, neste caso, não foi o responsável pela limpeza da água. O aumento da maré deixou a água mais limpa e atraiu alguns animais marinhos, entre eles as tartarugas.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…