Projeto Botinho 2020 inicia suas atividades

“Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que é e respeito pelo que pode vir a ser”. A frase é do famoso cientista francês Louis Pasteur e tem quase 200 anos, mas poderia ser lema do Projeto Botinho 2020.

Em sua 57ª edição, o projeto gratuito oferecido pelo Corpo de Bombeiros (CBMERJ) em parceria com o Sesc RJ, atenderá 4000 crianças – o que representa 100% das vagas oferecidas – divididas em 3 turmas de acordo com a faixa etária: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos), em 25 praias do Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo serão 12 dias visando estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. A garotada receberá noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos. 

Segundo o Tenente Coronel Fernandes, militar do 2º GMar, o Projeto Botinho, concebido originalmente para ser uma espécie de colônia de férias para os filhos de bombeiros e guarda-vidas, agrega diversas qualidades na vida das crianças: “Primeiramente vemos as crianças como agentes propagadores da prevenção de afogamentos, mas, além disso, aqui elas aprendem a viver em sociedade e fazer amigos. Não fazemos distinção de classe social, todas convivem no mesmo ambiente, isso é fundamental para a evolução delas como cidadãos”, disse.

O Botinho que virou guarda-vidas

Mas até que ponto um projeto social pode afetar efetivamente a escolha de vida de uma criança? Essa é exatamente a história do Sargento Roberto, também lotado no 2º GMar. O militar participou da edição de 1988 do Projeto Botinho, se identificou tanto, que seguiu carreira.

“Eu venho de uma família de guarda-vidas, então sempre tive esse sonho e a participação no projeto confirmou essa vontade. Hoje, além de guarda-vidas, eu tenho orgulho de ser instrutor no Botinho e me sinto muito feliz por poder servir as crianças e pela confiança que os pais depositam no projeto.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…