Segredos do Oceano: Galleon San Jose

O planeta Terra é formado aproximadamente por 70% de água. Desse total, mais de 97% está nos oceanos e mares. Lá, encontramos uma fauna e flora riquíssimas, com milhares de espécies, um verdadeiro tesouro mundial. Mas você sabia que lá também existem tesouros de forma literal? Sim, estamos falando de ouro, prata e pedras preciosas.

Isso se dá por uma série de motivos, mas os mais aceitos por pesquisadores são as grandes expedições marítimas ocorridas entre os séculos XVI e XVIII. Nessa época, diversas embarcações faziam o transporte de objetos de valor entre o velho e o novo mundo. Muitos navios, entretanto, afundaram antes de chegar ao seu destino, seja por conta de tempestades, seja por ataques inimigos.

Até hoje, existem muitos tesouros perdidos no fundo do mar. Várias empresas se dedicam a explorar esse passado milionário, mas esbarram em disputas legais envolvendo as nações.

Galleon San Jose

O navio Galleon San Jose foi um navio espanhol lançado ao mar em 1698 que, dentre outras coisas, ficou famoso por transportar o maior tesouro conhecido da história. Dez anos depois, em 1708, ele afundou em razão de um ataque de piratas ingleses, quando estava em águas caribenhas de Cartagena, na Colômbia.

Hoje, a embarcação encontra-se submersa a 210 metros de profundidade. Após uma longa disputa legal entre a companhia responsável pelo navio e os governos da Espanha e Colômbia, os bens que ele carregava foram declarados patrimônio histórico e ficaram nas mãos do governo colombiano.

Estima-se que, atualmente, apenas com as moedas de ouro, o tesouro pode chegar a 5 bilhões de dólares. Porém, além do ouro, ainda existem prata e pedras preciosas como esmeralda. Segundo alguns especialistas, o valor total do tesouro é de 17 bilhões de dólares.

O governo colombiano mantém segredo sobre a localização do Galleon San Jose, mas promete construir um museu em Cartagena onde colocará alguns itens do navio em exposição para o público, após serem estudados por especialistas.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…